Nossa História

Nosso Canto é um espaço de lazer aconchegante, charmoso, caloroso, agradável e familiar, aonde pessoas com restrições alimentares podem ir e se sentirem em um lugar seguro para fazer suas refeições e lanches.Um espaço criado para se reunir com os amigos, namorados, colegas de trabalho, vizinhos e o principal, a família.

Nosso Canto é um espaço onde se foi pensado em tudo para proporcionar inclusão alimentar àqueles que, por problemas de saúde, tem dificuldade de sentar a uma mesa para conversar, resenhar, saborear pratos gostosos e saudáveis e poder usufruir de uma vida social mais alegre e participativa.

Nosso Canto foi criado para quebrar tabus e mostrar a todos, principalmente àqueles que não têm restrições alimentares, que uma comida sem glúten, leite ou conservantes, pode ser extremamente saborosa, excêntrica e saudável!

Acreditamos que com a correria do dia a dia cada vez mais nos preocupamos menos com uma alimentação rica e balanceada e terminamos nos alimentando de maneira errada, de alimentos pobres e gordurosos, onde prevalece quase sempre o uso da farinha de trigo. O que vem gerando um número cada vez mais crescente de pessoas com restrições alimentares, principalmente ao glúten e lácteos.

Visando uma alimentação segura e nutritiva a Nosso Canto foi criada pensando em todos, pessoas celíacas, alérgicas e intolerantes e até mesmo os que não apresentam nenhuma restrição alimentar, mas que estão em busca de novos hábitos mais saudáveis e ricos em nutrientes.



O surgimento do Nosso Canto

Depoimento de Janina Tosto
(sócia fundadora)

Nosso Canto, como o próprio nome já diz, foi criado, elaborado e pensado para você (que gosta de coisas saudáveis, saborosas e adora novidades), para você (que gosta de manter a boa forma, não perde seu treino funcional na academia e não abre mão de chegar ao verão com o corpinho todo em cima), para você (que tem certas restrições alimentares e precisa evitar certos tipos de alimentos para ter uma boa saúde) e foi feito especialmente para VOCÊ, que assim como eu, viu sua vida virar de ponta cabeça e precisou descobrir uma nova maneira de lidar com a vida, com as restrições alimentares, com a exclusão social (isto mesmo, sentar em uma mesa com amigos é complicado) e com o atormento de quem se descobre celíaca aos seus 20 e poucos anos! Muitas mudanças acontecem e precisamos nos adaptá-las rápido. É o ciclo da vida!

Como uma boa neta de italiano, cresci cercada de muitas massas e glúten, muito glúten, glúten para todos os lados! E assim fui vivendo! Glúten ao meu redor, problemas de saúde, glúten na minha mesa, problemas de saúde, glúten todos os sábados nos tradicionais encontros de família, problemas de saúde, e por aí os anos foram se passando.

Crescimento lento, puberdade tardia, problemas intestinais, enxaquecas, barriga inchada, corpinho sempre esbelto mesmo comendo muito, prisão de ventre, gases e uma lista grande de probleminhas aqui e probleminhas ali! Médicos de um lado, especialistas de outro e ninguém descobria o que eu tinha. Até que vieram as dores no corpo! Nossaaaa!!! Muitas dores nas costas, nos ombros, nas pernas e um cansaço cada dia pior, cada vez mais sem animo, mais fraca, e a apatia foi tomando conta de mim!

Até que quando eu já estava desistindo de entender o que estava acontecendo comigo surgiu uma luz no fim do túnel. És que apareceu um médico, amigo da família e que me encaminhou para uma excelente médica que desvendou todo o meu mistério! Após vários exames veio o diagnóstico!

Janina, você é CELIACA!
O Que? O Que é isto? Nunca ouvi falar!
O Que é que a médica está falando?

Depois de umas breves explicações voltei para casa ainda sem entender direito a reviravolta que minha vida ia tomar! Curiosa e sempre muito estudiosa, resolvi encarar a internet e estudar sobre o assunto, resolvi me entender! Saber o que tinha acontecido comigo, o que estava acontecendo e o que ia acontecer.

Depois de muitos questionamentos, como: porque eu? Justamente comigo? O que eu fiz para merecer de me privar de tanta coisa boa? E assim seguiram os meus questionamentos por uns meses, meses não, talvez uns dois anos!! risos. Anos de muita revolta e chateação! Até que um belo dia,  parei e pensei, “Você é mais forte do que pensa” (hoje tenho esta frase estampada no meu braço, leio todos os dias) e tomei uma atitude, do belo limão azedo resolvi fazer uma boa limonada! Fui atrás de pessoas que pudessem me entender, falassem a mesma língua que eu, e foi aí que conheci pessoas que me ajudaram muito. Entrei para a associação de celíacos da Bahia (Acelbra – Bahia), vi que como eu existiam milhões e que a tendência é este numero cada vez aumentar mais. Infelizmente existem muitos celíacos que ainda não foram diagnosticados! O que é uma pena, pois devem estar sofrendo de problemas de saúde sem saber a causa dos mesmos.

Procurei estudar muito sobre o assunto e junto com este grupo maravilhoso, percebi que assim como eu, o sonho de todos nós (que temos restrições alimentares), era ter um cantinho, um lugar NOSSO, que pudéssemos comer sem medo, sem preocupação de passar mal (a famosa contaminação cruzada) e pudéssemos socializar como pessoas normais! SIM, Nós somos pessoas normais!!! E foi dái, desta vivencia toda, que surgiu o NOSSO CANTO! Nosso espaço de lazer, diversão, congregação e amizade, um lugar NOSSO!

“E DE REPENTE A VIDA TE VIRA PELO AVESSO E VOCÊ DESCOBRE QUE O AVESSO É O TEU LADO CERTO!”


Alimentos seguros

Alimentos seguros e aptos para celíacos, alérgicos e intolerantes ao Glúten e Lácteos (lactose e proteína do leite)

Nosso Canto tem um rigoroso controle de armazenamento, manipulação e produção de seus produtos para garantir aos nossos clientes alimentos seguros e aptos para aqueles que possuem qualquer tipo de restrição alimentar, referente ao glúten e ao leite. Temos um processo de seleção apurado em relação aos nossos fornecedores, visando sempre fornecedores que garantam a origem de seus produtos e que certifiquem que seus alimentos não passem durante seu processo de fabricação por maquinários que sejam compartilhados com produtos que contenham glúten ou leite em sua composição. Desta maneira, podemos garantir aos nossos clientes que nossos produtos são livres de TRAÇOS de glúten e leite, passando mais segurança a aqueles que possuem severas reações em contato com os mesmos.

Para um controle ainda mais rígido não é permitido a entrada de alimentos em nosso estabelecimento, por partes de clientes, a fim de evitar a contaminação cruzada de nossos produtos. Contaminação cruzada é coisa séria! Agradecemos desde já a compreensão e lembramos que Inclusão alimentar é para todos, faça você também a sua parte!

Temos a preocupação de todos estes cuidados sem esquecer, é claro, de colocar muito amor, dedicação, carinho e compaixão em nossas deliciosas receitas, para proporcionar aos nossos clientes uma comida saborosa, autentica e saudável, tornando a refeição em um momento de prazer e bem estar social para todos!

Sobre os nossos produtos

No Nosso Canto você terá o privilégio de saborear quitutes artesanais feitos especialmente para vocês. Uma explosão de sabor e novidades fresquinhas irão te surpreender!  Brownie de chocolate com amêndoas sem um tiquinho de farinha de trigo? Ganache de chocolate belga sem nada de leite animal? Hambúrguer de vários sabores com pão feito de arroz? Brigadeiro de Aipim?

Aqui você vai perceber que com muita criatividade e dedicação podemos elaborar apetitosos pratos muitos mais saudáveis e divertidos que vão agradar desde os pequenos, ao se lambuzarem com nossos excêntricos doces; aos grandinhos, ao comerem um autentico ravióli italiano de frango ou damasco com queijo de castanha de caju. Em nosso horário de almoço contaremos também com empanadas integrais ou tortinhas integrais, acompanhados de nutritivas saladas. Mas se você já tiver almoçado o que achas de aparecer para apenas tomar um delicioso café quentinho da nespresso no final da tarde e levar seu pão fresquinho para casa? Teremos pães TODOS os dias no final da tarde! Hummmm!!! Ah não podia deixar de falar também dos bolos maravilhosos que teremos também todos os dias no nosso empório, bolos para você levar para casa e comer reunindo a família toda na hora da novela das 9 ou até mesmo para o encontro na empresa para comemorar os aniversariantes do mês.

Agora se quiserem encomendar aquela tão sonhada torta doce para a festa de seu filho, uma amiga, amigo, ou até mesmo a sua, aceitamos encomenda com 48 hrs de antecedência! Solicite nosso cardápio especial para encomendas e faça a sua festa!

Para atender vocês funcionaremos de segunda a sábado das 9:00 às 19:00 hrs e domingo das 16 às 20 hrs. Contamos com todos!

Ah!!! Sentiu falta de algo no nosso cardápio? Dúvidas? Reclamações? Entra em contato com nosso SAC no e-mail sac@nossocantoquitutesartesanais.com.bre deixe seu recado! Será um prazer receber sua opinião!